terça-feira, 27 de novembro de 2007

O Que é um Portfólio Sua Importância e Objetivos no Ensino de Geografia:

O que é um portfólio?

O portfólio é uma pasta, uma espécie de diário do aluno,que pode ser tanto manual como digitalizada, onde são colecionados trabalhos realizados no decorrer dos estudos de uma disciplina ou de um curso, permitindo construir, entre outras coisas, o perfil acadêmico do aluno, seu ritmo e crescimento, temas que mais lhe interessam e também as dificuldades que ele costuma encontrar.

Os dados e impressões devem ser registrados diariamente no portfólio, pois as anotações diárias fornecem uma imagem em movimento contínuo, identificando o percurso caminhado. Além disso, a ordem cronológica da produção mostra o ritmo e o sentido do desenvolvimento, enquanto as provas constituem a expressão de um momento, a imagem estática de um instante da vida acadêmica.

A avaliação por meio do portfólio esta ligada aos princípios da abordagem construtivista onde, o conhecimento é construído; a construção do conhecimento se efetiva por meio de experiência vivida pelo próprio aluno; o contexto cultural e social em que a experiência se processa é que determina a forma como o conhecimento é construído. O portfólio portanto é uma forma de avaliação continuada, onde os registros tem um sentido cronológico que permite o acompanhamento do desenvolvimento do aluno.O portfólio é um instrumento também utilizado para avaliação dos cursos à distância.

Importância e objetivos no ensino de Geografia:

Fica claro então, que o portfólio tem uma grande importância na aprendizagem e monitoramento do aluno, pois os registros apresentados serão como uma apresentação do aluno,do seu desenvolvimento, das suas habilidades, e claro também servirá como referencia na avaliação do curso, nos métodos e abordagens empreendidas.

Os objetivos da utilização do portfólio estão baseados na avaliação e o acompanhamento do aluno.

Diante disso, no ensino de Geografia não será diferente, o portfólio será utilizado como método de avaliação do aluno, pois o levará a se desenvolver e depois ao final poderá colher os frutos deste desenvolvimento e será avaliação também do curso, o que dará uma visão geral do que foi o curso de geografia.

O uso do portfólio em educação constitui uma estratégia que procura atender à necessidade de aprofundar o conhecimento sobre a relação ensino e aprendizagem, assegurando aos alunos e professores uma compreensão maior do que foi ensinado e, desse modo, índices mais elevados de qualidade. E, no momento em que se procuram encontrar soluções para que a educação acompanhe as rápidas mudanças que ocorrem no mundo atual, parece razoável que a aprendizagem e a avaliação escolar realizada por meio de portfólio sejam pensadas e refletidas como alternativas possíveis.” (Vânia Maria de Oliveira Vieira-Universidade de Uberaba).

Referências Bibliográficas:

http://scielo.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572002000200005&lng=en&nrm=is

http://www.abed.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=4abed&infoid=112&sid=122&tpl=printerview

http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=53

Um comentário:

Gabriel Monteiro | WebHoje.net disse...

Portfólio realmente tem uma importância muito grande Hoje em dia! Ainda mais online.

Este site http://www.portfolions.com/ criação de portfólio online oferece uma incrível plataforma de criação de portfólio.

Recomendo!