PLANO DE AULA
1. O Clima e o Meio Ambiente
A Vegetação e os Impactos do Desmatamento.
Geografia para o Ensino Médio. Geografia Geral e do Brasil: volume único/João Carlos Moreira, Eustáquio de Sene. – São Paulo: Scipione, 2002.- (Série Parâmetors)
2. Introdução (Tema – Conteúdo)
Mostrar aos alunos do 3º ano do ensino médio os impactos ambientais que ocorrem no nosso Planeta decorrente de um desequilíbrio provado pela ação dos seres humanos sobre o meio ambiente. Partindo deste principio analisar a vegetação como um dos primeiros elementos da natureza a sofrer com os impactos ambientais.
3. Objetivo
Temos com essa aula, por objetivo principal, ordenar os alunos à consciência pela preservação ambiental e demonstrar quais as principais causas dessa degradação.
4. Desenvolvimento do conteúdo
O conteúdo será apresentado com uma aula expositiva e aplicação de exercícios abordando os seguintes assuntos:
-Como será antes das intervenções humanas, a distribuição das formações vegetais pelo planeta;
-Desmatamento e queimadas como fatores de destruição ambiental;
-Erosão, como sendo a principal conseqüência do desmatamento. A retirada da cobertura vegetal expõe o solo ao impacto das chuvas;
-Conseqüências sócio-ambientais decorrentes da ação humana:
- Assoreamento de rios e lagos;
- Rebaixamento do aqüífero;
- Diminuição dos índices pluviométricos;
- Elevação das temperaturas locais e regionais;
- Agravamento dos processos de desertificação;
- Redução ou fim das atividades extrativas vegetais;
- Proliferação de pragas e doenças.
5. Recursos (materiais necessários)
· Livro didático
· Quadro negro
· transparência
· Retro projetor
6. Avaliação:
Como avaliação propomos uma reflexão e pesquisa direcionada sobre os impactos ambientais causados pelo desmatamento:
-Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia(Ipam), divulga informações sobre ecologia e comunidade, manejo florestal e políticas ambientais. Acesse o site: <www.ipam.org.br/homept.htm>.
O instituto Nacional de Pesquisas Espaciais(Inpe), tem uma página sobre o desmatamento e demais agressões ambientais que ocorrem na Amazônia. Acesse o site : <www.dpi.inpe.br/prodes/home>.
Anexo: Exercícios:
Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações." (PUC-SP,2005)Constituição Federal do Brasil, 1988, título VIII, capítulo VI.
Texto 2
1)As praias do Rio estão poluídas. Nada de novo. As praias sempre estiveram meio poluídas nos últimos anos.Fragmentos de desconforto com a degradação ambiental acabaram articulando-se para compor um quadro mais amplo de uma cidade quase desintegra
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Alguma coisa aconteceu. O Rio de tantos janeiros acordou em janeiro de uma ressaca de séculos. Agora é correr contra o tempo e não esquecer jamais desse presente colossal em forma de cidade que nos chegou às mãos e que precisa ser entregue adiante, como bastão numa corrida de revezamento.Adaptado de Fernando Gabeira, Folha de São Paulo, 07/02/2000.
a) Apresente duas razões para o processo de degradação ambiental apresentado.
b) Explique duas ações que poderiam reverter essa situação de degradação ambiental.
2)Em relação à Amazônia: (PUC/SP, 2004)
a) Os empreendimentos industriais camuflados em garimpos e desmatamentos clandestinos geram desperdícios, contrabando e impactos ambientais graves.
b) As distorções regionais de uso da terra têm sido eliminadas adotando políticas de incentivos fiscais e subsídios nos projetos extrativos, agrícolas e industriais.
c) A região atrai população, recebendo índices significativos de correntes migratórias inter-regionais que resultam em crescimento demográfico.
d) A terra desmatada é usada como reserva de valor, com atividades agro-pecuárias extensivas e inadequadas para as estruturas pedológicas da área.
3)O ecoturismo é uma possibilidade de aproveitamento econômico das unidades de conservação no Brasil. Sobre esta atividade, é FALSO dizer que; (Fuvest/2000)
a) atrai turistas de todo o mundo, sendo o principal ramo da atividade turística no país.
b) pode causar, quando ocorre em terra firme, a compactação do solo pelo uso freqüente das trilhas.
c) deve ser implementada, procurando-se conciliar os interesses dos visitantes com as expectativas da população que vive nas áreas protegidas.
d) procura explorar a beleza cênica da paisagem, propondo atividades ao turista, de acordo com as características naturais do ambiente.
e) pode causar a fuga da fauna que se assusta com a presença dos turistas.
4) A respeito da conservação e da preservação do meio ambiente, foram apresentadas as proposições seguintes. (UFSCar 2002)
I. Conservar, ou conservação dos recursos naturais, significa não aproveitar, isto é, guardar ou preservar.
II. A idéia de preservar normalmente implica tombar ou estabelecer um patrimônio cultural-ecológico.
III. A questão ambiental era mais importante, em nível internacional, durante a ordem bipolar, de 1945 a 1991.
IV. A biodiversidade é um assunto que ganhou crescente destaque nas discussões ambientais, a partir da Terceira Revolução Industrial.
Estão corretas as proposições:
a) I e IV.
b) II e IV.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) I, II e IV.
5) "O modelo de desenvolvimento adotado pelos países centrais e por parte dos países periféricos gerou impactos ambientais que (...) ultrapassam os limites territoriais das unidades políticas, sem respeitar os limites elaborados pela geografia e pela história dos lugares e de quem os habita." (RIBEIRO,W.C.A ordem ambiental internacional. São Paulo: Contexto, 2001, p. 12.) Unifesp 2002)Ao se relacionar o texto apresentado com os cinco eventos seguintes:
I. destruição da camada de ozônio,
II. combate ao bioterrorismo,
III. mudanças climáticas globais,
IV. perda da diversidade biológica,
V. fenômeno da ilha de calor,
verifica-se que está correto apenas o que se afirma em:
a) I, II e V.
b) I, III e IV.
c) I, IV e V.
d) II, III e IV.
e) II, III e V.
PLANO DE AULA:(Aula Simulada):
1. Rios: Caminhos Navegáveis e Fontes de Energia.
Coleção Geografia do Século XXI. Brasil: o despontar de uma grande potência. 6ª série. Francisco Coelho Sampaio. 2ª Ed. Curitiba. Editora Positivo.2005.
2. Introdução:
Mostrar aos alunos da 6ª serie a importância e funcionalidade dos rios, mostrar que os maiores recursos hídricos são encontrados no Brasil e as noções de bacias hidrográficas com a finalidade de fazer os alunos entenderem a importância desses sistemas hídricos para os seres humanos e para o meio ambiente.
3. Objetivo:
O objetivo dessa aula é mostrar aos alunos a importância dos rios e fazer com que os alunos tenham consciência da importância de preservar esse bem que é água.
4. Desenvolvimento do conteúdo:
· O conteúdo será apresentado com uma aula expositiva e aplicação de exercícios abordando os seguintes assuntos:
· A importância dos rios para a pesca, para a agricultura, e para o consumo direto do ser humano e animais.
· A importância desses rios para o transporte e turismo.
· O Brasil como a maior reserva mundial de recursos hídricos.
· A forma de utilização das águas dos rios que causam problemas de escassez, sendo um dos principais agentes o grande aumento da urbanização e a ação do homem sobre a natureza modificando e poluindo os rios.
· A falta de chuvas em algumas regiões do Brasil também gerando escassez, sendo que grande parte dos rios brasileiros são abastecidos pela água das chuvas.
· As bacias hidrográficas compreendem um rio principal e seus afluentes, que são a identidade do local, servindo como fonte de abastecimento, transporte, alimentos,e agricultura.
5. Recursos(materiais necessários):
· Livros didáticos.
· Quadro negro.
· Transparência.
· Retro projetor.
6. Avaliação:
Como avaliação foi proposta uma reflexão e pesquisa sobre a importância dos rios e sobre o Aqüífero Guarani.
Pesquisando:
Você já deve ter ouvido falar nos noticiários sobre o Aqüífero Guarani, que é a principal reserva de água doce subterrânea da América do Sul. Faça Uma pesquisa, procurando saber:
Onde se situa.
Sua área de abrangência
A quantidade de água, em metros cúbicos, que pode fornecer.
O que protege o aqüífero das contaminações do solo.
Se existem áreas onde o aqüífero pode ser contaminado e porque?
Sua importância para a humanidade.
Exercícios:
Com base nos seus estudos, responda às questões.
1- No lugar onde você mora, os rios também são utilizados como canais de esgoto?
2- Procure observar um globo terrestre ou o mapa-múndi, onde você possa identificar, além das diferentes altitudes, os oceanos e os principais rios do planeta. Centre sua atenção no continente americano e localize a área ocupada pelo Brasil. Em seguida, escreva os nomes de alguns rios brasileiros que estão representados.
3- Nessa observação que fez do globo ou do mapa, você deve ter notado que a água é um recurso natural abundante Terra. A água nom planeta, de forma geral, se distribui em mares e oceanos( A água salgada), nas calotas polares, geleiras, lagos, rios de superfície e subterrâneos – estes últimos também, denominados de lençóis freáticos-, e em forma de vapor, circulando na camada de ar que envolve a Terra, a atmosfera. Apesar de toda essa abundância, com freqüência ouvimos notícias, lemos reportagens que alertam para o perigo de esse recurso fundamental para a sobrevivência se torne cada vez mais raro.
Reflita às seguintes questões:
a) Por que a água potável-própria para o consumo humano- está se tornando um recurso escasso?
b) Que relação pode-se estabelecer entre as populações que se concentram em torno dos rios e sua sobrevivência?
c) Se matarmos nossos rios, que são fonte de vida, como viverão as futuras gerações?
terça-feira, 27 de novembro de 2007
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3 comentários:
gostei de seu plano,gostaria de um modelo de plano de aula de historia intercalado com um tema transversal,educaçao sexual,sou estudante de pedagogia.
Cinthya
Ola adorei seu plano e gostaria q se possivel vc postasse algo sobre a transposição do rio são francisco,sou estudante de geografia
beijo
Aparecida disse:
Cinthya
gostei do seu plano de aula ,e se possivel gostaria de receber uma aula sobre "A guerra-fria "resumidamente.
Abraços
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