terça-feira, 27 de novembro de 2007

Planos de Aula:

PLANO DE AULA

1. O Clima e o Meio Ambiente
A Vegetação e os Impactos do Desmatamento.

Geografia para o Ensino Médio. Geografia Geral e do Brasil: volume único/João Carlos Moreira, Eustáquio de Sene. – São Paulo: Scipione, 2002.- (Série Parâmetors)

2. Introdução (Tema – Conteúdo)

Mostrar aos alunos do 3º ano do ensino médio os impactos ambientais que ocorrem no nosso Planeta decorrente de um desequilíbrio provado pela ação dos seres humanos sobre o meio ambiente. Partindo deste principio analisar a vegetação como um dos primeiros elementos da natureza a sofrer com os impactos ambientais.

3. Objetivo

Temos com essa aula, por objetivo principal, ordenar os alunos à consciência pela preservação ambiental e demonstrar quais as principais causas dessa degradação.

4. Desenvolvimento do conteúdo

O conteúdo será apresentado com uma aula expositiva e aplicação de exercícios abordando os seguintes assuntos:
-Como será antes das intervenções humanas, a distribuição das formações vegetais pelo planeta;
-Desmatamento e queimadas como fatores de destruição ambiental;
-Erosão, como sendo a principal conseqüência do desmatamento. A retirada da cobertura vegetal expõe o solo ao impacto das chuvas;
-Conseqüências sócio-ambientais decorrentes da ação humana:
- Assoreamento de rios e lagos;
- Rebaixamento do aqüífero;
- Diminuição dos índices pluviométricos;
- Elevação das temperaturas locais e regionais;
- Agravamento dos processos de desertificação;
- Redução ou fim das atividades extrativas vegetais;
- Proliferação de pragas e doenças.

5. Recursos (materiais necessários)

· Livro didático
· Quadro negro
· transparência
· Retro projetor

6. Avaliação:

Como avaliação propomos uma reflexão e pesquisa direcionada sobre os impactos ambientais causados pelo desmatamento:

-Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia(Ipam), divulga informações sobre ecologia e comunidade, manejo florestal e políticas ambientais. Acesse o site: <www.ipam.org.br/homept.htm>.

O instituto Nacional de Pesquisas Espaciais(Inpe), tem uma página sobre o desmatamento e demais agressões ambientais que ocorrem na Amazônia. Acesse o site : <www.dpi.inpe.br/prodes/home>.

Anexo: Exercícios:

Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações." (PUC-SP,2005)Constituição Federal do Brasil, 1988, título VIII, capítulo VI.

Texto 2

1)As praias do Rio estão poluídas. Nada de novo. As praias sempre estiveram meio poluídas nos últimos anos.Fragmentos de desconforto com a degradação ambiental acabaram articulando-se para compor um quadro mais amplo de uma cidade quase desintegra

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Alguma coisa aconteceu. O Rio de tantos janeiros acordou em janeiro de uma ressaca de séculos. Agora é correr contra o tempo e não esquecer jamais desse presente colossal em forma de cidade que nos chegou às mãos e que precisa ser entregue adiante, como bastão numa corrida de revezamento.Adaptado de Fernando Gabeira, Folha de São Paulo, 07/02/2000.

a) Apresente duas razões para o processo de degradação ambiental apresentado.
b) Explique duas ações que poderiam reverter essa situação de degradação ambiental.

2)Em relação à Amazônia: (PUC/SP, 2004)

a) Os empreendimentos industriais camuflados em garimpos e desmatamentos clandestinos geram desperdícios, contrabando e impactos ambientais graves.
b) As distorções regionais de uso da terra têm sido eliminadas adotando políticas de incentivos fiscais e subsídios nos projetos extrativos, agrícolas e industriais.
c) A região atrai população, recebendo índices significativos de correntes migratórias inter-regionais que resultam em crescimento demográfico.
d) A terra desmatada é usada como reserva de valor, com atividades agro-pecuárias extensivas e inadequadas para as estruturas pedológicas da área.

3)O ecoturismo é uma possibilidade de aproveitamento econômico das unidades de conservação no Brasil. Sobre esta atividade, é FALSO dizer que; (Fuvest/2000)

a) atrai turistas de todo o mundo, sendo o principal ramo da atividade turística no país.
b) pode causar, quando ocorre em terra firme, a compactação do solo pelo uso freqüente das trilhas.
c) deve ser implementada, procurando-se conciliar os interesses dos visitantes com as expectativas da população que vive nas áreas protegidas.
d) procura explorar a beleza cênica da paisagem, propondo atividades ao turista, de acordo com as características naturais do ambiente.
e) pode causar a fuga da fauna que se assusta com a presença dos turistas.

4) A respeito da conservação e da preservação do meio ambiente, foram apresentadas as proposições seguintes. (UFSCar 2002)
I. Conservar, ou conservação dos recursos naturais, significa não aproveitar, isto é, guardar ou preservar.
II. A idéia de preservar normalmente implica tombar ou estabelecer um patrimônio cultural-ecológico.
III. A questão ambiental era mais importante, em nível internacional, durante a ordem bipolar, de 1945 a 1991.
IV. A biodiversidade é um assunto que ganhou crescente destaque nas discussões ambientais, a partir da Terceira Revolução Industrial.

Estão corretas as proposições:
a) I e IV.
b) II e IV.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) I, II e IV.

5) "O modelo de desenvolvimento adotado pelos países centrais e por parte dos países periféricos gerou impactos ambientais que (...) ultrapassam os limites territoriais das unidades políticas, sem respeitar os limites elaborados pela geografia e pela história dos lugares e de quem os habita." (RIBEIRO,W.C.A ordem ambiental internacional. São Paulo: Contexto, 2001, p. 12.) Unifesp 2002)Ao se relacionar o texto apresentado com os cinco eventos seguintes:
I. destruição da camada de ozônio,
II. combate ao bioterrorismo,
III. mudanças climáticas globais,
IV. perda da diversidade biológica,
V. fenômeno da ilha de calor,

verifica-se que está correto apenas o que se afirma em:

a) I, II e V.
b) I, III e IV.
c) I, IV e V.
d) II, III e IV.
e) II, III e V.




PLANO DE AULA:(Aula Simulada):


















1. Rios: Caminhos Navegáveis e Fontes de Energia.

Coleção Geografia do Século XXI. Brasil: o despontar de uma grande potência. 6ª série. Francisco Coelho Sampaio. 2ª Ed. Curitiba. Editora Positivo.2005.

2. Introdução:

Mostrar aos alunos da 6ª serie a importância e funcionalidade dos rios, mostrar que os maiores recursos hídricos são encontrados no Brasil e as noções de bacias hidrográficas com a finalidade de fazer os alunos entenderem a importância desses sistemas hídricos para os seres humanos e para o meio ambiente.

3. Objetivo:

O objetivo dessa aula é mostrar aos alunos a importância dos rios e fazer com que os alunos tenham consciência da importância de preservar esse bem que é água.


4. Desenvolvimento do conteúdo:

· O conteúdo será apresentado com uma aula expositiva e aplicação de exercícios abordando os seguintes assuntos:

· A importância dos rios para a pesca, para a agricultura, e para o consumo direto do ser humano e animais.

· A importância desses rios para o transporte e turismo.

· O Brasil como a maior reserva mundial de recursos hídricos.

· A forma de utilização das águas dos rios que causam problemas de escassez, sendo um dos principais agentes o grande aumento da urbanização e a ação do homem sobre a natureza modificando e poluindo os rios.

· A falta de chuvas em algumas regiões do Brasil também gerando escassez, sendo que grande parte dos rios brasileiros são abastecidos pela água das chuvas.

· As bacias hidrográficas compreendem um rio principal e seus afluentes, que são a identidade do local, servindo como fonte de abastecimento, transporte, alimentos,e agricultura.


5. Recursos(materiais necessários):

· Livros didáticos.

· Quadro negro.

· Transparência.

· Retro projetor.


6. Avaliação:

Como avaliação foi proposta uma reflexão e pesquisa sobre a importância dos rios e sobre o Aqüífero Guarani.


Pesquisando:

Você já deve ter ouvido falar nos noticiários sobre o Aqüífero Guarani, que é a principal reserva de água doce subterrânea da América do Sul. Faça Uma pesquisa, procurando saber:

Onde se situa.

Sua área de abrangência

A quantidade de água, em metros cúbicos, que pode fornecer.

O que protege o aqüífero das contaminações do solo.

Se existem áreas onde o aqüífero pode ser contaminado e porque?

Sua importância para a humanidade.


Exercícios:

Com base nos seus estudos, responda às questões.

1- No lugar onde você mora, os rios também são utilizados como canais de esgoto?


2- Procure observar um globo terrestre ou o mapa-múndi, onde você possa identificar, além das diferentes altitudes, os oceanos e os principais rios do planeta. Centre sua atenção no continente americano e localize a área ocupada pelo Brasil. Em seguida, escreva os nomes de alguns rios brasileiros que estão representados.


3- Nessa observação que fez do globo ou do mapa, você deve ter notado que a água é um recurso natural abundante Terra. A água nom planeta, de forma geral, se distribui em mares e oceanos( A água salgada), nas calotas polares, geleiras, lagos, rios de superfície e subterrâneos – estes últimos também, denominados de lençóis freáticos-, e em forma de vapor, circulando na camada de ar que envolve a Terra, a atmosfera. Apesar de toda essa abundância, com freqüência ouvimos notícias, lemos reportagens que alertam para o perigo de esse recurso fundamental para a sobrevivência se torne cada vez mais raro.

Reflita às seguintes questões:

a) Por que a água potável-própria para o consumo humano- está se tornando um recurso escasso?
b) Que relação pode-se estabelecer entre as populações que se concentram em torno dos rios e sua sobrevivência?
c) Se matarmos nossos rios, que são fonte de vida, como viverão as futuras gerações?

3 comentários:

Lira disse...

gostei de seu plano,gostaria de um modelo de plano de aula de historia intercalado com um tema transversal,educaçao sexual,sou estudante de pedagogia.

Meylza disse...

Cinthya
Ola adorei seu plano e gostaria q se possivel vc postasse algo sobre a transposição do rio são francisco,sou estudante de geografia
beijo

paisagem disse...

Aparecida disse:
Cinthya
gostei do seu plano de aula ,e se possivel gostaria de receber uma aula sobre "A guerra-fria "resumidamente.
Abraços