Relatório de estágio e vivência:
Este trabalho tem como objetivo apresentar o estágio de observação que ocorreu na Escola Estadual Professora Maria José Balzanelo Aguilera, localizado no conjunto habitacional Cafezal IV, Zona Sul de Londrina, no qual observei aulas ministradas pela professora Andréa Paloma Costa, verificando a integração alunos professora e métodos de abordagem utilizados para o aprendizado.Este colégio tem grande importância na região pelo caráter de abrangência, é ele que absorve a demanda de alunos desse bairro e também dos Cafezais I, II, III, Jd. Acapulco e Chácara São Miguel, oferecendo ensino fundamental e médio.O colégio tem cerca de 1200 alunos ao todo, 65 professores, sendo 05 de Geografia. No período da noite há apenas 01 professora de geografia, 03 zeladoras, 02 secretárias e 03 na supervisão/orientação.O colégio tem em seu espaço físico 20 salas de aula, 04 quadras de esporte, sendo uma coberta, duas sem cobertura e uma quadra de areia, laboratório de química e laboratório de informática.Os professores do colégio apresentam um caráter de grande união e esforço para que o aluno seja atingido pelo que esta sendo ensinado, há grande valorização e estímulo para que o aluno tenha uma formação e também, incentivos na praticas de atividades como, musica, capoeira, e alguns cursos.Os alunos são moradores da região, e em grande parte, dedicados apenas aos estudos, mesmo os que estudam no período noturno.Segundo a visão atribuída pela professora Andréa Paloma formada pela UEL , houve um declínio na educação, desvalorização e falta de comprometimento dos alunos antes do 2º grau e das famílias desses alunos.A professora faz uma observação quanto às diferenças entre uma família estruturada e outra não estruturada no desenvolvimento do aluno, segundo ela há uma diferença muito grande no desenvolvimento de atividades e até no comprometimento com os estudos.Diante disso a professora tenta então incentivar os alunos com atividades que chamem a atenção para que haja interesse e aproximação também dos pais ou familiares, avós, tias, primas, que se tornam responsáveis por estes alunos, e isso é uma realidade que cresce muito principalmente nestas periferias. Essa aproximação dos responsáveis acontece de forma que foi um estipulado horário (07:00), onde eles conseguem ir até a escola para reuniões, mostra de boletins, antes de ir para o trabalho, deixando assim a família a par da situação do aluno.Nas 07 primeiras aulas observadas aconteceram em fim de bimestre, e as outras 03 assisti no bimestre seguinte, portanto pude acompanhar algumas formas de avaliações, a interação dos alunos e professora diante dessas avaliações.A interação alunos professora é muito boa, e devido às diferenças entre as turmas pude analisar que eram necessárias posturas diferentes em cada sala, fazendo assim com a professora obtivesse o controle das turmas.Os instrumentos de ensino utilizados para essas avaliações foram textos e livro didático e a forma de abordagem e aplicação foi em forma de questionários, onde a professora estimulava a compreensão do assunto e interpretação.
terça-feira, 27 de novembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário